05 julho, 2013

ACREDITE, BRASIL CORAÇÃO DO MUNDO


Especial STUM: Acredite. Brasil Coração do Mundo
Em 2012, em concurso realizado pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), com votação popular, foi escolhido O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, com a finalidade de "eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade". Poucos irão recordar este fato, mas eu fui "lembrado" durante a meditação matinal, por uma presença luminosa, suave, amorosa. Um porta-voz, um querido mensageiro bem conhecido, trazendo consigo o lembrete de que o Plano Espiritual não se esqueceu da gente e está atuando de forma sutil, mas firme, para fazer sua parte no "despertar do gigante" que está acontecendo hoje, aqui e agora, bem dentro da alma de cada um de nós.
Estou me referindo ao querido e inesquecível Chico Xavier e às coincidências esquecidas que tem a ver com o País do Futebol, a Pátria de chuteiras... talvez este o principal aspecto, a representação mais marcante que o mundo conhece -e reconhece- quando se fala do Brasil.

O chamado veio pela força do esporte
Lembro-me como fosse hoje onde me encontrava toda vez que o Brasil jogava em sua vitoriosa caminhada para levar seu primeiro título mundial, em 1958, na Suécia.
Poucos tinham televisão naquela época e nos reuníamos no pequeno cinema da paróquia para admirar o time fabuloso que encantava a todos com sua magia, alegria, simpatia e com algo que hoje poderia ser chamado de "alto astral". Conheço de cor a formação daquele time de campeões e devo dizer que aqueles "Embaixadores" me contagiaram para sempre, deixando um marco indelével em minha alma e que, uma década mais tarde, me fez literalmente aportar no Rio de Janeiro, após uma semana de viagem pelo oceano Atlântico.

Alegria do Povo... Sinal do Universo?
Sim. Nada é por acaso. A Mente Universal deixou mais um recado importante que escapou a todos. Em 30 de Junho de 2002, o Brasil ganhou o quinto mundial, lá no Japão; festa grande nas ruas, carnaval fora de época em todas as cidades, pessoas cantando e se abraçando felizes por mais esta conquista. Nesse mesmo dia de grande celebração, o Irmão Chico Xavier nos deixou, pegou carona em um caudaloso rio de energia legal e voltou para a "Casa do Pai". Ele confidenciou aos amigos que não queria desencarnar causando tristeza ao povo, escolhendo para tanto um dia em que os brasileiros estivessem muito felizes...
No entanto, algo aconteceu com o País e seus habitantes e por longo tempo o Brasil da bola esqueceu-se da alegria, da arte e do entusiasmo de assistir um bom futebol... até domingo passado, dia 30/6 quando, no Maracanã, um jovem time unido, motivado e inspirado venceu a invicta e poderosa seleção da Espanha, atual campeã européia e mundial, jogando de forma primorosa, resgatando de vez o legado deixado pelos grandes atletas do passado e encantando novamente o povo, que está finalmente despertando sua consciência após um longo, secular, período de hibernação. Que bonita homenagem a todos nós... e ao saudoso Chico, no 11º aniversário de sua partida!!! Ah, ia esquecer: um cronista de TV comentou que o primeiro gol do Fred tinha sido um "gol espírita"...

A Profecia
Você não tinha nascido ainda quando, em 1938, foi publicado o livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, obra mediúnica ditada por Humberto de Campos e canalizada pelo Irmão Chico. Nesta obra, são narrados os eventos da história do Brasil, seja no aspecto material, seja no plano espiritual. Expõe em sua essência os movimentos do plano espiritual no desenrolar da história recente do planeta, influenciando os seres encarnados na sintonia vibratória do evangelho passado pelo Cristo. Ele revela pérolas de verdade, sabedoria e esperança há tempo guardadas para serem finalmente compreendidas em todo seu alcance neste momento de transição planetária avançando a passos largos em todos os cantos da Terra. Sim, será este povo miscigenado, espontâneo, alegre e livre de preconceitos religiosos a avançar de forma pacifica rumo a uma nova fase da historia da Humanidade, finalmente liberta dos grilhões que ainda aprisionam tantas almas companheiras! Como é bom deparar-se com as palavras tão oportunas e atuais contidas na Obra...

Prefácio do livro por Emmanuel, mentor espiritual do Chico:
"O Brasil não está somente destinado a suprir as necessidades materiais dos povos mais pobres do planeta, mas, também, a facultar ao mundo inteiro uma expressão consoladora de crença e de fé raciocinada e a ser o maior celeiro de claridades espirituais do orbe inteiro. Nestes tempos de confusionismo amargo, consideramos de utilidade um trabalho desta natureza e, com a permissão dos nossos maiores dos planos elevados, empreendemos mais esta obra humilde, agradecendo a vossa desinteressada e espontânea colaboração. Nossa tarefa visa a esclarecer o ambiente geral do país, argamassando as suas tradições de fraternidade com o cimento das verdades puras, porque, se a Grécia e a Roma da antiguidade tiveram a sua hora, como elementos primordiais das origens de toda a civilização do Ocidente; se o império português e o espanhol se alastraram quase por todo o planeta; se a França, se a Inglaterra têm tido a sua hora proeminente nos tempos que assinalam as etapas evolutivas do mundo, o Brasil terá também o seu grande momento, no relógio que marca os dias da evolução da humanidade.
Se outros povos atestaram o progresso, pelas expressões materializadas e transitórias, o Brasil terá a sua expressão imortal na vida do espírito, representando a fonte de um pensamento novo, sem as ideologias de separatividade, e inundando todos os campos das atividades humanas com uma nova luz. Eis, em síntese, o porquê da nossa atuação, nesse sentido. O nosso irmão encontra mais facilidade para vazar o seu pensamento em soledade com o médium, como se ainda se encontrasse no seu escritório solitário; daí a razão por que as páginas em apreço foram produzidas de molde a se aproveitarem as oportunidades do momento. Peçamos a Deus que inspire os homens públicos, atualmente no leme da Pátria do Cruzeiro, e que, nesta hora amarga em que se verifica a inversão de quase todos os valores morais, no seio das oficinas humanas, saibam eles colocar muito alto a magnitude dos seus precípuos deveres. E a vós, meus filhos, que Deus vos fortaleça e abençoe, sustentando-vos nas lutas depurado ras da vida material".


E este trecho tão intenso e hodierno sobre a condição de hoje da religião católica (pag. 111):
...Com referência ao Catolicismo, os padres romanos, com exceção dos padres cristãos, se conservam onde sempre estiveram, isto é, no banquete dos poderes temporais, incensando os príncipes do mundo e tentando inutilizar a verdadeira obra cristã. Os espiritistas bem sabem que se eles constituem sérios empecilhos à marcha da luz, todos os obstáculos serão, um dia, removidos para sempre, do caminho ascensional do progresso. Além disso, temos de considerar que a Igreja Católica se desviou da sua obra de salvação, por um determinismo histórico que a compeliu a colaborar com a política do mundo, em cujas teias perigosas a sua instituição ficou encarcerada e que, examinada a situação, não é possível desmontar-se a sua máquina de um dia para outro. Sabemos, porém, que a sua fase de renovação não está muito distante. Nas suas catedrais confortáveis e solitárias e nos seus conventos sombrios, novos inspirados da Úmbria* virão fundar os refúgios amenos da piedade cristã.

* Região da Itália onde, em Assis, nasceu e viveu São Francisco - referência ao papa Francisco? (Ndr)

Escolha sua versão do Codex aqui e conheça também "As Cartas de Cristo".

Na Luz e na Unidade do Todo que está em tudo!
Sergio - STUM
Agradeço aqui os queridos e pacientes Guias e mais a turma toda que permite que o site exista: Rodolfo, Sandra, Teresa, Marcos, Anderson, Ian, Lidiane... e Você!
Postar um comentário