09 março, 2011

O PENSAMENTO POSITIVO



 


Aquilo que dizemos a nós mesmos afecta radicalmente a qualidade das nossas vidas e a nossa habilidade para efectivamente fazer coisas.

Somos o que pensamos. Se o nosso discurso interior é negativo, é porque somos isso: seres pessimistas irradiando energia negativa. Pelo contrário, se o nosso discurso interior é positivo somos seres que criamos e emanamos energia positiva.

O pensamento positivo e o pensamento negativo são sementes. Semeiem ideias e sentimentos positivos nas vossas mentes e recolherás acções positivas.

As pessoas de espírito negativo estão cheias de comentários derrotistas, repetindo-os continuamente. Frases inúteis como estas que se seguem:

A minha vida é um desastre;
Nunca me acontece nada de bom;
Isto só acontece comigo;
Arruinei tudo;
Nada acontece de positivo comigo;
É inútil esforçar-me.

Ainda que tudo vá bem para uma pessoa negativa, esta nunca recebe com positivismo as coisas boas da vida e acaba dizendo:

Esta rajada de boa sorte durará pouco;
A felicidade não é para sempre;
Gostaria que tudo fosse sempre positivo, mas é impossível.

Ao contrário, as pessoas de pensamento positivo, com metas para triunfar e ir em frente, utilizam na vida frases bem diferentes:

Vai tudo correr bem;
Nada é impossível;
Tenho fé que tudo será a meu favor;
A boa sorte sempre me acompanha;
Temos que ter confiança:
Temos que nos esforçar.

E se algo não corre bem, as pessoas de mente positiva não se sentem derrotadas, pelo contrário, os seus discursos são de esperança e dizem:

Não há mal que não venha por bem;
Temos sempre que ver o lado bom das coisas;
Para a próxima vez será melhor;
Aconteça o que acontecer é necessário ir em frente.

As pessoas negativas vêem os factos maus como um filme, olham para si mesmas como perdedoras, derrotadas, as vítimas, enquanto as pessoas positivas olham-se como lutadoras, empreendedoras, donas do seu destino, criadoras contínuas do seu próprio filme.

Se por um acaso estás no grupo daqueles que ainda não praticam o pensamento positivo, não tenhas pena de ti, não te deprimas, começa agora, trata de explicar as coisas a ti próprio (a) de uma maneira diferente, com maior optimismo, com maior amor-próprio, com esperança. Mantém conversas positivas contigo mesmo (a) e imediatamente verás a diferença na tua atitude pessoal, nas tuas acções, na tua vida.

Extraído do "Poder da nossa mente"



 
Postar um comentário