13 julho, 2011

O GUIA - ELIZABETH CAVALCANTE

Nos momentos cruciais da vida, quando precisamos fazer escolhas realmente importantes, curiosamente percebemos que todo o conhecimento intelectual que acumulamos não nos serve para nada.



Na maior parte das vezes, insistimos em sair destes impasses utilizando velhas fórmulas que foram úteis para outras pessoas, mas que nem sempre se adaptam à nossa individualidade.



Enquanto prosseguirmos confiando mais nas soluções alheias que em nosso próprio interior, dificilmente conseguiremos despertar a sabedoria necessária para sairmos inteiros de uma tempestade existencial.



O primeiro passo é equilibrar as emoções. Para isto, sim, podemos recorrer às inúmeras terapias que temos hoje à disposição. Mas apenas isto não será suficiente. O próximo passo é fortalecer a confiança em nosso próprio guia, pois somente ele será capaz de nos apontar, a cada momento, qual o caminho mais acertado. Confiança é a palavra chave, pois sem ela continuaremos duvidando do que nos aponta a intuição, o único e verdadeiro mestre que devemos seguir.



"Sua cabeça, sua mente, tem sido dirigida de muitas maneiras, por muitas pessoas. Não houve nenhuma má intenção. Seus pais amaram você, seus professores amaram você, sua sociedade quis que você fosse alguém. Suas intenções foram boas, mas seu entendimento era pequeno. Eles esqueceram que você não pode conseguir fazer a margarida se tornar uma rosa, ou vice-versa.



Tudo o que você pode fazer é ajudar as rosas a crescerem maiores, mais coloridas, mais perfumadas. Você pode dar todas as químicas necessárias para transformar a cor e o perfume - o adubo que é necessário, o solo certo, a irrigação certa na hora certa - mas você não pode fazer a roseira produzir lótus.



E, se você começar dando a idéia para a roseira, "Vocês têm que se tornar flores de lótus" - e é claro que as flores de lótus são belas e grandes - você está dando um condicionamento errado que ajudará somente para que esta roseira nunca esteja pronta para produzir flores de lótus; e ela não produzirá nem mesmo rosas, porque, de onde ela obterá a energia para produzir rosas? E quando não houver nem lótus, nem rosas, é claro que esta pobre roseira se sentirá completamente vazia, frustrada, estéril, sem valor.



E isto é o que está acontecendo para os seres humanos. Com todas as boas intenções, as pessoas estão controlando sua mente. Em uma sociedade melhor, com mais entendimento das pessoas, ninguém mudará você. Todo mundo ajudará você a ser você mesmo - e ser você mesmo é a coisa mais valiosa do mundo. Ser você mesmo lhe dará tudo o que você necessita para sentir-se pleno, tudo o que pode fazer sua vida significante. Apenas sendo você mesmo e crescendo de acordo com sua natureza, trará a realização do seu destino.



Então, o desejo não é mau, mas tem se movido na direção dos objetos errados. E você tem de estar ciente para não ser manipulado por ninguém. De qualquer maneira, as intenções deles são boas. Você tem que salvar a si mesmo de muitas pessoas bem intencionadas, os bem-feitores, que estão constantemente aconselhando você para ser isto, ser aquilo. Ouça-os, agradeça-lhes, eles não têm intenção de lhe causar algum dano, mas dano é o que acontece. Apenas ouça seu próprio coração - é o seu único professor.



Na jornada real da vida, sua própria intuição é a sua única professora... Intuição é dada por sua própria natureza. Você tem seu guia dentro de você.



Com apenas uma pequena coragem, você nunca sentirá que você é inadequado. Você pode não se tornar o presidente do país, você pode não se tornar um primeiro ministro, você pode não se tornar Henry Ford, mas não há necessidade. Você pode tornar-se um belo cantor, você pode tornar-se um belo pintor. E não importa o que você faça...



O que importa é aquilo que você está desfrutando do que está fazendo, que você está colocando todas as suas energias dentro daquilo, que você não quer ser ninguém mais; que isto é o que você quer ser. Que você concorde com a natureza que a parte dada a você para atuar neste drama é a parte certa, e você não está pronto para mudá-lo mesmo como um presidente ou um imperador.



Esta é a riqueza real. Este é o poder real.



Se todo mundo crescer para ser ele mesmo, você encontrará toda a terra preenchida com pessoas poderosas, de tremenda força, inteligência, compreensão e realização, uma alegria que eles tem ao vir para casa".

OSHO - The Transmission of the Lamp.



Nenhum comentário: