24 novembro, 2010

Chama Violeta fotografada na Via Láctea... National Geographic.


APRECIEM.. , A NATIONAL GEOGRAPHIC DIVULGOU ESSA SEMANA ESSA FOTO DA VIA LÁCTEA,
ONDE OS 'CIENTISTAS'.. NÃO SABEM 'EXPLICAR'.. A APARIÇÃO DESTAS "BOLHAS" VIOLETAS...
NO EIXO VERTICAL... DA GALÁXIA.. , POIS ANTES NÃO "APARECIAM".. rs... E OBSERVEM QUE HÁ UM "ROSTO" DENTRO TUBO DE LUZ VIOLETA SUPERIOR.
É A ACELERAÇÃO.. DO GRANDE SOL CENTRAL.. GALÁCTICO.. POTENCIALIZADO PELA CHAMA VIOLETA... COMO FOI AVISADO HÁ ANOS PELOS IRMÃOS MAIORES.. !


John Roach
para a National Geographic News
Publicado em 10 novembro de 2010
A Comunidade Científica está em polvorosa. Os astrônomos anuciaram no dia 10 de novembro do corrente ano, que duas bolhas enormes que emitem raios gama foram encontradas. Sua extensão vai da extremidade ao centro da galáxia Via Láctea.
As estruturas inéditas, detectada por Fermi da NASA Gamma-ray Space Telescope, podem se estender a 25.000 anos-luz de norte e sul do núcleo galáctico.
"Nós pensamos que sabemos tudo sobre a nossa própria galáxia", diz o astrofísico da Universidade de Princeton, David Spergel, que não esteve envolvido na descoberta, mas, afirmou, durante uma conferência de imprensa terça-feira, "o que vemos aqui são essas estruturas enormes ... [que] sugerem a presença de um evento enorme energético no centro de nossa galáxia."
Por enquanto, a fonte de toda a energia não está clara, disse o co-autor Doug Finkbeiner, um professor associado de Astronomia do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica, em Cambridge, Massachusetts.
Os raios gama são a forma de energia mais intensa de luz e, no espaço que eles tendem a vir de eventos violentos, tais como supernovas ou a partir de objetos extremos, como buracos negros e estrelas de nêutrons. (Veja "Telescópio de Raios Gama Localiza Primeiro Pulsar 'invisível'.")
As bolhas recém-descobertas, entretanto, são feitas de gás quente e estão lançando a mesma quantidade de energia que lançariam cem mil estrelas explodindo.
"Então você tem que perguntar, de onde poderia essa energia e como atingem a Via Láctea? Finkbeiner perguntou. Sinais de raio gama, bolhas de alimentação?
Uma resposta possível é que as bolhas de raios gama são evidências de uma explosão antigo de formação de estrelas no centro da galáxia. Se é um enorme aglomerado de estrelas maciças formadas há milhões de anos atrás, os gigantes poderiam agora estar a morrer, criando um foco de supernovas.
Nesse caso, as bolhas podem representar "a energia acumulada ao longo de muitos milhões de anos", disse Finkbeiner.
"Outra hipótese, que é talvez ainda mais dramática, é que o buraco negro no centro da galáxia está começando a se tornar ativo", disse ele. Detalhe: Até agora estava adormecido
.
Os cientistas sabem que um buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia, e não ficar tão grande, sentado calmamente. Em vez disso, o buraco negro deve passar por fases em que engole grandes quantidades de material.
Quando os buracos negros galácticos estão ativos, eles tendem a expelir jatos de alta energia de seus pólos. Astrônomos descobriram tais núcleos galácticos ativos em outras partes do universo, mas nunca antes vi nenhuma prova convincente de esse processo acontecendo na Via Láctea. (Veja "partículas mais energéticas do Universo Belch Buracos Negros").
"Então, [bolhas de raios gama] pode ser a primeira evidência de uma explosão grande do buraco negro no centro da galáxia", disse Finkbeiner.
A equipe do estudo diz que eles descartaram a possibilidade de uma outra teoria: que as bolhas podem ser a prova da substância misteriosa conhecida como a matéria escura.
Segundo a teoria, as partículas de matéria escura aniquilar quando colidirem, liberando uma chuva de novas partículas, juntamente com grandes quantidades de energia. Acredita-se que grupos densos de matéria escura existe em núcleos de galáxias, assim que sair o estudo dos resultados das colisões, astrônomos esperam provar que a substância existe.
"O que me incomoda é as bordas afiadas que vemos nas bolhas", Finkbeiner disse, se referindo ao fato de que as estruturas são cúpulas bem definidas.
A matéria escura teria existido no núcleo da galáxia, desde o início, e as partículas têm continuamente interagido.
"Se algo vem acontecendo há bilhões de anos e está em um estado estável, eu não esperaria ver uma estrutura afiada como essa", disse Finkbeiner.
Finkbeiner e sua equipe descobriram as bolhas de raios gama, usando dados do Large Area Telescope do Fermi, o mais sensível detector de raios gama já lançado.
Então, os cientistas tiveram de processar os dados brutos para que eles pudessem ver através da "névoa" de raios gama que é feito como os elétrons de alta energia se movendo perto da velocidade da luz e interagem com o gás interestelar e luz na Via Láctea.
Mais estudos serão necessários para se chegar à verdadeira natureza da fonte de energia soprando as bolhas, Spergel de Princeton, disse.
"Mas é uma imagem marcante", disse ele, "e eu acho que vai ser um desafio para os astrônomos nos próximos anos e irá se precisar de muitos trabalhos de observação e trabalho teórico para entender o que está acontecendo aqui, além de se fazer conexões com outras áreas do galactica e astronomia extragaláctica. "

Um comentário:

Gláucia Andare disse...

E a poderosa energia do Vril retornando a nossas mentes novamente. só que agora em mentes e corações voltados para o amor fraterno e não para o individualismo como ocorreu na antiga atlantida extinta por este motivo.