01 dezembro, 2010

PESQUISADORES DESCOBREM UM GRANDE OCEANO NO INTERIOR DA TERRA


Por Ker Than

(Redator de 'LiveScience')

Sexta-feira 2 de março de 2007



Cientistas que exploram o interior profundo da Terra encontraram a evidência de um enorme reservatório debaixo da Ásia oriental que tem pelo menos o volume do Oceano Ártico.



O descobrimento marca a primeira vez que uma superfície tão grande de água foi encontrada na camada profunda do planeta.



O achado, feito por Michael Wysession, um sismólogo da Universidade do Estado de Washington em Saint Louis, e seu antigo estudante graduado, Jesse Lawrence, agora na Universidade de Califórnia, San Diego, será detalhado em uma próxima monografia que será publicada pela União Geofísica Americana.



A dupla analisou mais de seiscentos mil registros de ondas sismográficas geradas por terremotos que viajam através da Terra, recolhidos por instrumentos dispersados ao redor do planeta.



Eles perceberam uma região debaixo da Ásia onde as ondas sísmicas pareciam umedecer-se ou atenuar-se, e se retardavam ligeiramente. “A água retarda um pouco a velocidade das ondas” explicou Wysession. “Muito umedecimento e pouca lentidão coincide muito bem com predições de água”.



Predições anteriores calculavam que se uma laje fria do fundo marinho fosse afundar milhares de milhas na camada da Terra, as temperaturas quentes provocariam a evaporação da água dentro da rocha.









Mais informação em inglês através do link:

http://groups.yahoo.com/group/DiscerningAngels/message/24785

Nenhum comentário: