12 janeiro, 2011

Poder da Concentração, segundo Mestre Reikiano



O termo concentração pode ser substituído por atenção, mais usual em nossos meios educativos. Concentrar-se bem é, realmente, ser atento.





Quem não for atento, jamais poderá ser concentrado, quer em assuntos puramente intelectuais ou espirituais...





Nos meios religiosos fala-se muito em concentração e nas escolas em atenção, porém não nos ensinam como podemos ser atenciosos e concentrados.





Tanto a concentração como a atenção são poderes da mente, o poder de se manter tranquila e fixa num objetivo único, durante determinado tempo, e sem se desviar para outra coisa qualquer.





A falta de poder mental provém quase exclusivamente da falta de concentração.





Muita gente supõe não possuir Força Mental, o que não é real; possuem-na sim, o que lhes falta apenas é concentração mental.





A mente fixa num ponto, concentra a matéria mental, que a fortifica.





Fato semelhante acontece quando um atleta concentra primeiro sua força muscular para depois arremessar o disco; este se projeta mais longe do que se fosse atirado sem prévia concentração muscular.





Os casos são idênticos, e como para a boa saúde física se faz exercício físico, para a boa saúde mental se faz exercício mental.





Como o exercício físico se inicia por pouco tempo, que se vai aumentando aos poucos para não prejudicar o corpo, assim se deve fazer com os exercícios mentais.





Devem ser feitos inteligentemente, de modo prático e sem esforço, para não prejudicarem.





O exercício de concentração mental deve ser iniciado por minutos ou mesmo segundos, com fixação mental em determinado objeto.





De princípio este objeto tem de ser concreto, por ser mais fácil para a mente não fugir.





Depois pode passar para objetos abstratos, como por exemplo, um perfume ou um ser espiritual de que apenas tenhamos uma idéia sem o conhecer.





Quando alguém consegue concentrar sua mente quinze minutos sem ela se desviar, tem já um bom poder mental e é comumente uma pessoa atenciosa.





Isto a torna muito mais eficiente em suas atividades materiais, intelectuais ou espirituais.





O desatento não consegue coordenar suas idéias e está sempre sujeito a viver mais do pensamento alheio do que do seu próprio.





Seria útil que nas escolas se tivesse o bom hábito de ensinar os alunos a fazer um silêncio mental à semelhança das escolas montessorianas, preparando-lhes assim a mente para aprender melhor as lições que depois se seguem.





Geralmente a criança entra em classe com a mente aturdida e o corpo cansado da caminhada até a escola, e está com a matéria mental, do seu débil corpo, em ebulição.





Nessas condições inicia imediatamente o aprendizado.





Os ensinamentos lhe são ministrados como se sua mente estivesse tranqüila e preparada para recebê-los e assimilá-los.





O silêncio mental provocado pelas orações nas escolas religiosas é útil, porque realiza uma preparação mental. Pelo esforço intelectual feito durante anos seguidos, obrigando os alunos ao estudo de qualquer matéria, a atenção vai sendo gradualmente desenvolvida, porém, de forma empírica e defeituosa e sem nenhum valor.





Por esse motivo a mentalidade comum é dispersiva e tem formado caracteres falhos de força de vontade, sem firmeza e constância em qualquer atividade.





O acúmulo de matérias ensinadas em pouco tempo, o ambiente agitado das cidades, tudo tem concorrido para que tal aconteça.





Para corrigir essa anomalia, os interessados no desenvolvimento mental consciente, para se tornarem mais úteis a si e à sociedade, devem iniciar os exercícios de concentração por minutos, aumentado-os pouco a pouco.





Devem ser feitos diariamente, em horas fixas, de preferencia pela manhã, para habituar a mente a obedecer as ordens do EU Espiritual, que é um poderoso auxiliar nesse trabalho.





O laço que une a mente (EGO) ao espírito (EU) vai se tornando cada vez mais brilhante, tornando mais íntima a ligação entre o espírito e a matéria, ligação esta tão necessária para a evolução espiritual.





Quando o homem souber realmente concentrar-se, será capaz de ler no meio de qualquer barulho, sem que a mente se perturbe.





Produzirá muito mais em seus místeres, quaisquer que sejam; será muito mais calmo e muito menos agitado.





Terá maior poder sobre si e sobre os outros; será mais enérgico e corajoso.





Todas as qualidade resultam da uma mente bem treinada e concentrada, preparada para a metiação, que lhe dará poderes maiores.»

Desconheço a autoria
Fonte: Mensagem recebida por e-mail.

Nenhum comentário: